23 de setembro de 2009

Viagem a Porto Velho - RO (23/09/09)


Porto Velho - RO


Depois de alguns dias eu consegui voltar a escrever aqui no Blog, sempre viajando, sempre por ai, em algum lugar fazendo missões ou simplesmente apoiando alguns amigos que também estão à frente na obra de Deus.

Nos últimos 13 dias eu estive na cidade de porto velho capital do estado de Rondônia e terceira maior capital da região Norte do país com uma população de 379.186 habitantes. Banhado pelo lindo Rio Madeira que é um dos maiores rios da Amazônia, Porto Velho é uma cidade rica em cultura e é agraciada pela bela natureza que a rodeia.

Tive a oportunidade de conhecer o belíssimo Rio Madeira e parte da Fauna e da Flora que a rodeia é simplesmente lindo, a floresta amazônica também é algo grandioso que só pode ser criação divina.

A parte Histórica da cidade Também me chamou a atenção como, por exemplo, As Três Caixas d'água também conhecidas como Três Marias que são um símbolo da cidade e foi construída para abastecer a obra da Ferrovia Madeira Mamoré também conhecida como Ferrovia do diabo pelo alto índice de mortalidade dos operários em sua construção.

Porem com toda essa riqueza histórica e natural, Porto velho se gaba de ter 40% de sua população de evangélicos, porém esses números não influencia em nada a triste realidade que afligi o município na parte estrutural, social e espiritual.

A população ribeirinha que vive as margens do Rio madeira sofre com o descaso do governo, com a miséria e sobre tudo com a Malaria que é o grande problema de saúde publica tanto do município como do Estado de Rondônia.

A igreja local não desenvolve trabalhos evangelísticos e nem missionário com essa população, Somente a Jocum desenvolve esse papel com um belíssimo trabalho desenvolvido em uma base a 15 km da capital rondoniense.

Entre outros trabalhos a Jocum mantêm um laboratório que diagnostica a malaria e outras doenças, em 20 minutos o paciente tem o diagnostico e é medicado imediatamente. Também mantêm uma escola para as crianças ribeirinhas e para os moradores do Bairro nacional que fica na periferia de porto velho.

O Manifesto Missões Urbanas também tem atuado na cidade desenvolvendo evangelismo e impactos que atinja os jovens e em especial os Undergrounds.

O Trabalho do manifesto está tomando forma e a tendência e crescer cada dia mais por se tratar de um trabalho inovador e relevante para os jovens que jamais colocaram seus pés em uma Igreja evangélica.

Tem muita gente trabalhando duro, dando o seu melhor porem é notório que a Igreja de porto velho não tem desempenhado um papel social de ser resposta para uma sociedade que tem se mostrado caótica na saúde e insensível com seus filhos.

Porto velho é uma cidade Histórica, rica por toda a natureza que a rodeia e pela cultura do seu povo e é por isso que temos que orar por um evangelho mais atuante na cidade e que seja um evangelho contextualizado que possa alcançar de fato os filhos dessa terra.

Rio Madeira e parte da cidade de Porto Velho

As Três Caixas d'água também conhecidas como Três Marias

Porto do Cai n'Água


Eu na Estação principal da Ferrovia Madeira Mamore

Eu e o Rio Madeira ao Fundo

Flavio e Eu em um dos portos existentes em Porto Velho

Galera do Manifesto de Porto Velho

Faixada do Manifesto Missões Urbanas de Porto Velho - RO

Nenhum comentário: